MATERNAL 1
(Alunos com 2 anos de idade)
MATERNAL 2
(Alunos com 3 anos de idade)
JARDIM 1 OBJETIVO
(Alunos com 4 anos de idade)
1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
3. Desenvolver Orientação espacial.
2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
3. Desenvolver Orientação espacial.
ALGUNS CONTEÚDOS
• Coordenação viso-motora:
1. Desenho livre. 2. Labirinto. 3. Pintura. 4. Recorte e colagem.
5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
• Percepção visual:
1. Cor. 2. Forma. 3. Tamanho. 4. Detalhes.
5. Complementação de figuras. 6. Letras (a, e, i, o, u).
• Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
• Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
• Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
ESTRATÉGIA
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.
Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
JARDIM 2 OBJETIVO
(Alunos com 5 anos de idade)
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
ALGUNS CONTEÚDOS
• Estruturas lógicas:
1. Discriminação (semelhanças e diferenças). 2. Comparação.
3. Identificação. 4. Conjuntos. 5. Correspondência. 6. Cores.
• Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
• Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
• Medidas:
ESTRATÉGIA
• Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
• Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
• Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
• Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
A escola Santa Lucia alerta aos pais e alunos que a educação é prioridade e nós oferecemos do 1º ao 6º (5ª série) ano do ensino fundamental com estrutura adequada para uma boa qualidade de ensino. Venha fazer parte da família Santa Lucia! Matricule-se já!
(Vejam como ficaram as modificações no ensino com a lei nº 3.675/04)
- C.A (classe de alfabetização) = 1º ano
- 1ª série = 2° ano
- 2ª série = 3° ano
- 3ª série = 4° ano
- 4ª série = 5° ano
- 5ª série = 6° ano
- 6ª série = 7° ano
- 7ª série = 8° ano
- 8ª série = 9° ano
O objetivo da informática educativa é utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com "quando", "por que" e "como" usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.
Embora muitas escolas possuam essas tecnologias disponíveis, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas longe do manuseio de alunos e professores.
Em nossa escola tratamos a Informática Educacional com seriedade, pois sabemos que é primordial o avanço tecnológico nas escolas, sabemos que nossos alunos desde cedo precisam ser informatizados.